País

Congresso da pesca: pescadores pedem mais apoios para o setor

O setor da pesca atravessa um momento difícil. O preço da primeira venda do pescado tem vindo a cair e falta mão de obra para uma atividade que atrai cada vez menos jovens.

SIC Notícias

São muitas as preocupações de um setor que emprega mais de 15 mil portugueses. Pedem que o Governo olhe para os trabalhadores que dedicam a vida a uma das atividades mais antigas do país.

Com os baixos salários, falta mão-de-obra nacional disponível. O setor tem sobrevivido graças aos imigrantes, a maioria indonésios.

O Governo passou de 20% para 40%, o limite de estrangeiros certificados permitidos em cada embarcação, respondendo aos pedidos dos operadores. 

No ano passado, o preço médio do peixe fresco descarregado nos portos nacionais teve uma queda de quase 7%. Para os consumidores, o peixe ficou mais caro, mas os pescadores ganharam menos.

Últimas