País

Governo vai "compensar" aumento dos custos com 20 milhões de apoio ao setor da pesca

O Ministro da Agricultura e Pescas diz que não vai baixar os braços em relação às dificuldades dos viticultores do Douro que ainda esta semana se manifestaram. José Manuel Fernandes anunciou ainda 20 milhões de para pequenas e médias empresas de transformação da pesca.

SIC Notícias

O ministro da Agricultura e das Pescas esteve numa empresa de conservas de Matosinhos que começou a trabalhar em 1853. E como de peixe se fala, há que ir ao encontro das dificuldades do sector.

“Na próxima semana, por exemplo, será lançado um aviso de 20 milhões de euros para as pequenas e médias empresas de transformação da pesca que estão ainda com dificuldades por causa da guerra na Ucrânia. É uma forma de compensarmos aquilo que são os aumentos dos custos de produção”, explica José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e das Pescas

O Ministério de José Manuel Fernandes vai das pescas à agricultura e ainda esta quarta-feira os viticultores do Douro saíram à rua em protesto. Os 15 milhões de euros da União Europeia (EUA) para destilação não convenceram os produtores.

“Conseguimos algo que era muito difícil, que ninguém conseguiu, que são 15 milhões de euros de impostos dos cidadãos europeus para este objetivo. Agora, eu percebo e, se quer saber, sofro em não conseguir melhores soluções para isto, mas são paliativos que neste momento arranjamos e estamos a trabalhar no futuro”, diz o ministro.

O ministro da Agricultura e das Pescas diz que o caminho tem de passar por uma maior fiscalização, alteração das regras de rotulagem, diminuição de barreiras alfandegárias para países para onde Portugal exporta e abertura de novos mercados.

Últimas