País

De ex-presidiário a empresário: quem era Odair Moniz?

Odair Moniz, morto a tiro na Cova da Moura, estava há oito anos livre de problemas com a justiça, mas já tinha sido condenado por crimes de roubo, receptação e condução sob o efeito de álcool ou estupefacientes.

SIC Notícias

A data 11 de maio de 2016 marcou uma viragem na vida de Odair. Era o último dia dos 13 meses de cadeia a que tinha sido condenado. Havia iniciado o cumprimento de pena a 11 de abril do ano anterior, num regime de prisão por dias livres, à data permitido por lei, e que o obrigava a ficar encarcerado durante os fins de semana. Foi o castigo após ser apanhado a conduzir sob o efeito de álcool ou estupefacientes.

No entanto, os problemas de Odair com a justiça começaram antes. A primeira vez que Odair Moniz deu entrada numa prisão em Portugal foi a 16 de junho de 2004. Era então um jovem com 23 anos, condenado a quatro anos e três meses pelo crime de roubo. Nos primeiros três meses, esteve na cadeia anexa à PJ até ser transferido para a de Lisboa, onde permaneceu até ao final de 2006.

Mas não foi o fim da pena. De acordo com o registo criminal a que a SIC teve acesso, a reta final dessa condenação foi cumprida na cadeia de Sintra, de onde só saiu em outubro de 2007. Enquanto estava preso, foi julgado pelo crime de receptação, no âmbito de outro processo que se iniciou em 2003, resultando em mais 40 dias de prisão. Ao todo, somou três condenações, sendo apenas uma efetiva.

Desde maio de 2016, Odair nunca mais regressou à prisão. Os amigos dizem que o processo de ressocialização foi bem-sucedido. É descrito pelos vizinhos e conhecidos como um homem sem maldade, honesto, apaziguador e amigo dos moradores.

Odair era empresário, dono e gerente de um café no bairro do Zambujal, que agora está de luto. Chegou a ser fotografado ao lado do Presidente da República.

Últimas