O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa rejeitou esta sexta-feira querer travar candidaturas às eleições presidenciais do próximo ano.
De acordo com o jornal Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa estará a preparar a recondução de Gouveia e Melo como Chefe do Estado Maior da Armada para evitar que o almirante se candidate à Presidência da República.
Contudo, esta manhã numa saída do Palácio de Belém, o Presidente da República garantiu aos jornalistas que não pretende travar nenhuma candidatura.
"O presidente não apoia, não desapoia não acelera nem trava candidaturas", garantiu Marcelo afirmando que não discute a nomeação de chefias militares em público.
Segundo o Expresso, o Presidente estará convencido de que uma candidatura de Gouveia e Melo poderia dividir o eleitorado de direita e poderia ser prejudicial a Luís Marques Mendes, o candidato preferido de Marcelo Rebelo de Sousa.
O mandato do chefe da Armada termina no final do ano e um segundo duraria até janeiro de 2026.
De qualquer forma, para concretizar a recondução, Marcelo Rebelo de Sousa vai sempre precisar do primeiro-ministro, uma vez que à semelhança de outros cargos públicos, é o Governo quem propõe o nome, que depois é validado pelo Presidente da República.