O maior diário argentino recorda que Rodolfo Lorhmann, conhecido como "El Ruso", foi um dos responsáveis pelo sequestro e morte do jovem estudante Christian Schaerer, em 2003. Crimes igualmente evocados pela versão online do jornal "El Día", que adianta que Lorhmann foi detido pela Interpol em 2017, depois do assalto a uma ourivesaria de Aveiro.
O "El Diário Electrónico", outra publicação argentina, fala de um "escândalo sem fim". Diz que "Rodolfo Lohrmann conseguiu escapar da prisão onde esperava para ser extraditado para a Argentina" e acrescenta que se trata de um dos "delinquentes mais perigosos" daquele país da América do Sul.
Do lado de cá do Atlântico, a evasão de Mark Roscaleer, de 39 anos, também não passou despercebida à imprensa inglesa.
A cadeia de televisão britânica BBC escreve: "Um prisioneiro britânico está entre os cinco reclusos que escaparam de uma prisão de alta segurança em Portugal". A notícia está entre as mais lidas no site.
Também a SkyNews noticiou a fuga dos cinco reclusos, e deu destaque a um dos fugitivos de nacionalidade britânica, Mark Roscaleer. No site pode ler-se "Prisioneiro britânico 'muito perigoso' entre os cinco que escaparam de prisão de segurança em Portugal".
O "Daily Mirror" diz que o "violento prisioneiro britânico escapou de uma prisão portuguesa depois de uma tentativa de fuga anterior". O "Daily Mail" recorda também na edição online que, em 2019, Mark Roscaleer, detido no Estabelecimento Prisional de Lisboa, besuntou o corpo com óleo para tentar passar por entre as grades.
Na altura, o esquema não funcionou mas, cinco anos depois, o "METRO" descreve a fuga bem sucedida do delinquente inglês, com recurso a uma escada, enquanto o "The Sun" mostra fotogramas das câmaras de vigilância de Vale de Judeus que captaram o momento da evasão, em plena luz do dia.
Mark Roscaleer e Rodolfo Lorhmann são dois dos cinco reclusos que fugiram, este sábado, da prisão de Vale de Judeus, em Alcoentre.