País

Sabe o que deve fazer em caso de sismo?

Muitos portugueses não conhecem os procedimentos de segurança em caso de uma catástrofe natural como um sismo. Entrevistados pela SIC, admitem não saber o que fazer no caso de a terra voltar a tremer como aconteceu esta semana em Portugal.

SIC Notícias

Rui do Ó

Margarida Bento Campos

Baixar, proteger e aguardar. São estas as palavras chave em caso de sismo, mas que podem ser esquecidas quando, sem aviso, a terra treme.

"Em casa tenho de tentar encontrar um lugar mais seguro debaixo de uma ombreira, debaixo de uma mesa. Acho que é o mais seguro. Se não houver outra hipótese não sair enquanto houver um tremor efetivo e só sair depois para um sítio mais afastado de prédios", enumera um cidadã.

Mas na rua, o cenário é diferente, principalmente numa cidade como Lisboa. 

“Na rua o procedimento é afastarmo-nos das fachadas de edifícios, superfícies vidradas, candeeiros, árvores, postes elétricos, portanto quanto mais fizermos por nos deslocarmos para um local aberto melhor”, explica Rui de Moura, professor na Universidade de Aveiro

No caso de estar a conduzir o procedimento é outro. O ideal é parar o carro, ligar o rádio e aguardar. 

“Um dos erros e isto é válido para muitas outras catástrofes naturais e acidentes é as pessoas saturam as linhas de comunicação, nomeadamente as chamadas. Portanto as pessoas devem evitar utilizar a chamada para tentar perceber o que se passa com os entes queridos. Usar de preferência o SMS”, diz Rui de Moura. 

Depois do tremor de terra o ideal é manter-se atento pois podem ocorrer réplicas e certificar-se que não está ferido. Em caso de danos na casa ou ferimentos o melhor é contactar as autoridades.

Últimas