O número de sem-abrigo tem aumentado cada vez mais. A SIC acompanhou o trabalho da associação CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, que ajuda quem não tem o que comer.
A ronda começa sempre às 19:30 e o percurso é composto por três pontos principais: Cais do Sodré, Saldanha e Oriente, em Lisboa. Neste momento, a associação CASA distribui cerca de 400 refeições por dia e ajuda todo o tipo de pessoas.
“Estamos a falar de uma panóplia de pessoas, ou seja, é muito diversificado, temos migrantes, temos algumas famílias que percebemos que vêm até às nossas carrinhas e que tentamos encaminhar para cabazes alimentares”, conta à SIC Carlota Silva, diretora do Centro de Apoio ao Sem Abrigo.
A associação funciona há 22 anos e em Lisboa conta com a ajuda de 250 voluntários.
“Temos voluntários tanto no período da manhã connosco na cozinha, como depois à noite. São eles que nos ajudam a fazer esta tarefa incrível de podermos chegar a vários locais da cidade com várias carrinhas e de podermos alcançar várias pessoas e entregar-lhes a refeição que foi feita durante o dia”, explica a diretora da CASA.
Dentro das opções há também um ‘prato’ vegetariano servido todas as noites: bolonhesa de soja. A associação explica que sentiu necessidade de apresentar essa opção porque havia procura “por alguma parte da população”. Todas as noites são servidas cerca de 80 refeições vegetarianas.
O número de pessoas em situação de sem-abrigo no ano passado está ainda por apurar pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, mas há dois anos eram mais de três mil.