País

Bolsas do Ensino Superior "não chegam para cobrir despesas base"

Falta um mês para o regresso às aulas no ensino superior, mas a ansiedade entre os estudantes já se começa a instalar. O custo de vida elevado deixa pouca margem para escolhas.

Joana Rita de Almeida

Odacir Júnior

Ricardo Tenreiro

Estudar no ensino superior está cada vez mais caro. Custa, em média, 900 euros por mês, segundo as contas foram feitas num estudo do Instituto Superior Técnico, que ouviu mais de dez mil alunos.

A habitação e a alimentação representam a maior fatia do orçamento mensal dos estudantes - 84%. Os valores elevados e a falta de apoios sociais levam muitos a desistir.

"Apesar de existirem apoios especiais para os estudantes, não chegam para cobrir as despesas base, como alimentação e alojamento", explicou, à SIC, Mariana Barbosa, da Federação Académica de Lisboa.

São poucos os pontos verdes no mapa de Lisboa do Observatório do Alojamento Estudantil para encontrar casa a baixo custo. O preço médio das habitações está muito acima do esperado, fixando-se agora nos 480 euros por quarto, com tendência de subida.

Está em curso o Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior, mas ainda se mostra insuficiente para acolher os mais de 110 mil estudantes deslocados. Só estão disponíveis 35 mil camas em residências.

A preocupação aumenta de ano para ano, e os estudantes pedem mais medidas ao governo para continuarem no ensino.

"Alojamento é principal barreira ao acesso e frequência no Ensino Superior"

Últimas