País

Banhos proibidos em duas praias de Cascais, bactéria E.coli detetada na água

Durante o fim de semana, em Cascais, as praias da Peça e das Moitas vão estar interditas a banhos. Teste realizados pela Agência Portuguesa do Ambiente detetaram a presença da bactéria E.coli na água. A contra análise já foi realizada e os resultados deverão estar prontos na segunda-feira

Rita de Sousa

Ana Alvarinho

Desde o início da época balnear, já nove praias foram interditas a banhos no concelho de Cascais. Neste momento, apenas as praias da Peça e das Moitas se mantêm com restrições.

Foram realizados testes, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que detetaram a presença da bactéria E.coli na água. A contra análise já foi realizada e os resultados deverão estar prontos na segunda-feira. Até lá as praias mantêm-se interditas.

“A contra análise é feita no momento imediato ao resultado das análises e esperamos ter novos resultados na próxima segunda-feira”, explica José Coelho, comandante do Porto de Cascais.

O comandante do porto de Cascais, José Coelho, explica à SIC que as entidades responsáveis têm feito várias inspeções ao circuito de esgotos e de saneamento, às obras, às ruturas e às ribeiras, mas “tirando dois ou três casos em que detetamos o galgamento da ribeira na sequência das chuvas, nas outra não temos indicação da causa. Tudo indica que não seja do mar para terra, mas sim da terra para o mar”.

Para quem não obedecer à interdição, pode haver várias consequências, tanto para a saúde, como a nível legal. Sendo esta uma bactéria nociva, pode afetar principalmente as pessoas mais debilitadas, ao nível de infeções de pele, gastrointestinais e respiratórias.

“O desrespeito pela sinalética dos nadadores salvadores e as bandeiras é punível com uma coima que vai desde 55 a 550 euros, mas acima de tudo o que preocupa é a saúde das pessoas e daí o nosso desaconselhamento para que não pratiquem banhos”, diz o comandante do Porto de Cascais.

Nos últimos tempos, a Associação Zero tem alertado para a má qualidade da água. Desde o início da época 41 já estiveram interditas e 46 com banhos desaconselhados, a maioria no concelho de Cascais.

Últimas