País

Agora é mesmo obrigatório: tampas têm de estar agarradas às garrafas de plástico até três litros

É uma norma europeia em vigor desde esta semana e que serve para reduzir a poluição. Grande parte das tampas acabam, por exemplo, nas praias e no mar contaminando toda a vida marinha.

Diogo Gonçalves

Odacir Júnior

Desde quarta-feira que todas as garrafas de plástico, até três litros, são obrigadas a ter as tampas agarradas à embalagem. Esta é uma medida que parte de uma diretiva europeia para reduzir a poluição de plástico.

A medida já começou a ser implementada por várias marcas, mas desde quarta-feira passou a ser obrigatória. A partir de agora, quando abrir uma garrafa de plástico até três litros, a tampa não vai sair.

Alguns consumidores criticam este novo formato. Dizem que a tampa é incomodativa, ainda assim as associações garantem que é uma questão de hábito.

Esta medida vem na sequência de outras já implementadas, nomeadamente na substituição das embalagens de plástico pelas de cartão, mas para a Associação ZERO a medida não é suficiente.

Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), a maior parte do lixo marinho, cerca de 80%, é plástico, um material que demora centenas de anos a decompor-se e que já traz problemas para a saúde das pessoas.

Só este ano já entraram nos oceanos mais de cinco milhões de toneladas de plástico e a cada ano morrem cerca de 100 mil mamíferos devido à poluição. O Fundo Mundial para a Natureza garante que sem medidas imediatas a poluição por plásticos poderá triplicar até 2040.

Últimas