Os dadores de sangue chegam a conta gotas ao Hospital do Espírito Santo, em Évora, que está, neste momento, com baixos níveis de reservas. O Banco de Sangue do hospital "atingiu o limite crítico de reservas", mas ainda não está a limitar tratamentos ou cirurgias.
A população tem respondido aos apelos, mas ainda não é suficiente. Os profissionais alertam ainda para a validade do sangue e para a necessidade da doação recorrente.
"O sangue num mês perde a validade, temos 40 dias em que o sangue é válido, então aquilo que foi dado há um mês, no próximo mês já não vai puder ser usado", explica a Dra. Madalina Guz, responsável do serviço de Imunoterapia.
Mas, neste hospital, todo o sangue tem sido utilizado, sem desperdício, devido aos baixos níveis de reservas. A unidade hospitalar precisa de todos os grupos sanguíneos e deixa o apelo.
As colheitas de sangue no Hospital do Espírito Santo funcionam de segunda a sexta-feira. Já durante o fim de semana, há brigadas nos concelhos de Évora. As próxima serão em Santiago Maior e Vendas Novas.