País

Não são só os Santos Populares que fazem aumentar o preço da sardinha

Nos mercados municipais, dificilmente se encontra sardinha abaixo dos seis euros o quilo. Para já, o preço ainda não é impedimento e para bom entendedor a aparência basta.

Marta Candeias Ferreira

Marco Mariano

SIC Notícias

Em fim de semana de calor, os algarvios saíram em busca das primeiras sardinhas. A procura para os Santos Populares ainda não fez disparar os preços, mas pouco faltará, até porque estão cada vez mais difíceis de apanhar.

Nos mercados municipais, dificilmente se encontra sardinha abaixo dos seis euros o quilo. Para já, o preço ainda não é impedimento e para bom entendedor, a aparência basta.

No Algarve, a captura de sardinha caiu para metade no último ano e está agora limitada às 29.560 toneladas. A espécie está cada vez mais afastada da costa, um dos motivos que faz disparar os preços, tanto em lota, como nas bancas.

Em Portimão, as esplanadas são o ponto de encontro para a típica sardinhada depois da praia. As grelhas preenchem-se, por esta altura, com os desejados 'peixinhos' e há quem faça quilómetros de propósito para lhes deitar a mão.

No prato ou no pão, mais ou menos gorda, está oficialmente aberta a época da sardinha.

Últimas