País

Queijo dos Açores: vendas estão a aumentar e quem compra são sobretudo turistas

O queijo dos Açores é um dos produtos mais conhecidos e rentáveis da região. As vendas têm aumentado sobretudo devido à procura dos turistas.

Sara Sousa Oliveira

Filipe Melo

As fatias saem às dezenas e o cheiro inconfundível toma conta de uma das lojas mais procuradas de Ponta Delgada.

Os compradores são sobretudo turistas estrangeiros e nacionais.

"Comprámos dois queijinhos amanteigados dos Açores. O dos Açores é melhor, mas não diga a ninguém", confidencia uma das clientes.

O queijo dos Açores é um dos produtos que mais mexe com a economia da região.

Nesta loja, a procura aumentou cerca de 30% face ao ano passado.

"As vendas dos queijos subiram muito. Temos muitos turistas aí que procuram os nossos produtos e cada vez se está a vender mais queijo", diz Milton Bernardo, proprietário da Loja Príncipe dos Queijos.

Quem gere o negócio garante que se mais houvesse mais se vendia.

" A produção está a reduzir, mas há mais procura. Se tivesse mais produção mais se vendia (...) tenho de comprar mais um bocadinho para fazer stock", explica Milton Bernardo.

Detentor de vários prémios o famoso queijo de São Jorge, prepara agora a candidatura para se tornar património imaterial da UNESCO.

Últimas