O Parlamento aprovou esta quinta-feira na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, Bloco de Esquerda, Partido Comunista, Livre e PAN. Nas votações deste projeto, PSD e CDS-PP votaram contra e a Iniciativa Liberal absteve-se.
O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias, para comentar este caso e afirmou que o Governo de Luís Montenegro está numa situação muito complicada, acusando o Chega de irresponsabilidade e o PS de hipocrisia por terem aprovado o fim das portagens nas ex-SCUT.
"Esta é a votação da irresponsabilidade e hipocrisia. O PS até há seis meses negava a possibilidade de descer portagens. Agora, de um momento para o outro, viu-se fora do poder e já considera que essa possibilidade exista", começou por dizer.
"O Chega quer dar tudo a todos. Seria bom dar tudo a todos mas o sentido de responsabilidade leva a dizermos que cada euro que cobramos a menos tem de ser suportado. A Iniciativa Liberal absteve-se porque este tipo de medidas só pode avançar com estudos que demonstrem o que se ganha e o que se perde", acrescentou.
PS e PS não têm soluções
O liberal disse que a troca de acusações entre o ministro das Finanças e o anterior Governo mostra que os dois não têm soluções para os problemas do país.
"Parece que se trata de falta de soluções dos dois lados. Até posso admitir, de facto, que as contas que foram apresentadas não estejam corretas. Houve notícias que diziam que o défice tinha descido de forma artificial, que não tinha havido uma verdadeira consolidação do défice. Mas agora é a AD que está no poder, não adianta estar com desculpas. Isto tudo demonstra uma falta de soluções", defendeu.
Santa Casa teve uma gestão ruinosa
Rui Rocha diz que a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi ruinosa e admite avançar para uma comissão de inquérito.
"Admito que avancemos para uma comissão parlamentar de inquérito. Parece que estamos perante uma situação demasiado grave. O desempenho durante a gestão socialista da Santa Casa é condenável. Temos uma Santa Casa que gere praticamente o monopólio do jogo, que gere as receitas enormes e não consegue ter viabilidade económica. A gestão socialista e das pessoas que foram lá colocadas foi ruinosa", atirou.
Governo neste primeiro mês mostrou falta de ambição
Sobre a proposta subsídio proposto pelo Governo às forças de segurança, Rui Rocha considerou que é insuficiente e que mostrou falta de ambição por parte do Executivo de Luís Montenegro.
"Creio que estaremos sempre áquem do serão os desejos das pessoas, porque não geramos riqueza. Neste primeiro mês de Governo, há uma falta de ambição da AD. Essa ambição é urgente porque se não pusermos o país a crescer a sério, essas pretensões vão ser respondidas de forma insuficiente", referiu.