País

Lar de Santa Maria da Feira distinguido por cuidados aos idosos

No final de 2023, o Abrigo foi a primeira instituição portuguesa a ser distinguida com o Selo Humanitude, uma distinção internacional que defende o respeito pela individualidade do idoso.

Catarina Lúcia Carvalho

Sérgio Campos

É a Dona Ilda quem decide como quer o laço, a roupa ou o penteado. Sónia, a cuidadora, só avança depois do consentimento dado por um olhar.

Ilda acordou à hora que quis e vai sempre a tempo do pequeno-almoço.

No Lar O Abrigo, em São João de Ver, Santa Maria da Feira, os residentes não têm horários rígidos para acordar, deitar ou fazer a higiene.

Respeitar a vontade do idoso é apenas um dos valores defendidos pela filosofia francesa Humanitude, pela qual esta IPSS se orienta há 10 anos.

No final de 2023, o Abrigo foi a primeira instituição portuguesa a ser distinguida com o Selo Humanitude, uma distinção internacional que reconhece as práticas diferenciadoras nos cuidados que presta.

Filipe, um dos 9 filhos de Maria Emília, visita a mãe em rotatividade com os irmãos. Aparece um, todos os dias, sem aviso ou marcação prévia.

Com empatia, respeitam-se as vontades e com ternura, melhora-se a qualidade de vida no envelhecimento.

O Lar O Abrigo tem 17 cuidadoras, para os 28 residente e há mais 230 pessoas em lista de espera para entrarem neste lugar, onde todos se orgulham de cuidar com o coração.

Últimas