Depois de três votações, o Parlamento não conseguiu eleger o presidente da Assembleia da República (AR). Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos reúnem-se esta manhã para tentar desbloquear o processo eleitoral. Na SIC Notícias, Bruno Costa faz a análise do impasse político.
A reunião entre Montenegro e Pedro Nuno começou às 9:30 e a pergunta que se faz é: será que desta reunião vai sair uma solução para o impasse?
“Parece que não há alternativa. Seria muito mau sinal que hoje durante a manhã as duas principais forças politicas não encontrassem consenso para escolher a segunda figura do Estado”, diz o analista político.
Acrescenta ainda que desta reunião tem de sair também um entendimento para uma ação concertada relativamente aos restantes nomes da Mesa.
Na SIC Notícias, Bruno Costa diz que caso não haja acordo, o Partido Socialista poderá “vender caro esse acordo” e explica que é possível o PSD ceder à pressão do Chega.
No que se refere à governação de Luís Montenegro, o analista político afirma que o Governo da AD sai ainda mais fragilizado desta situação, ainda antes da tomada de posse, e considera que o país vai viver uma situação política complicada.
Isto é uma imagem clara daquilo que serão as próximas semanas e os próximos meses de governação e de relação entre o governo e esta Assembleia da República".