País

"A vida tem destas partidas": o momento em que António Filipe deu início aos trabalhos da AR

O PSD tinha anunciado ao final de segunda-feira que iria convidar o deputado do Partido Comunista para presidir à primeira sessão plenária da nova legislatura por este este ser o parlamentar mais antigo em serviço no Parlamento.

SIC Notícias

Como o atual presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, perdeu o assento parlamentar, António Filipe, do PCP, foi indicado para presidir à sessão de tomada de posse da nova Assembleia da República por ser o deputado há mais anos no Parlamento.

Passavam alguns minutos das 10:00 quando o social-democrata Joaquim Miranda Sarmento deu as boas-vindas aos novos deputados, desejando a todos "boa sorte e felicidades". Posteriormente, passou a palavra a António Filipe que, até á eleição do novo presidente da AR - que acontecerá durante a tarde desta terça-feira -, preside à sessão parlamentar.

“É uma honra estar aqui”

Foi nesta qualidade que o deputado comunista confessou que quando entrou na Assembleia da República pela primeira vez, aos 26 anos, "estava longe de imaginar" que estaria na posição para que foi indicado.

"Vamos então dar início à 16.ª legislatura na vigência da Constituição de 1976. É uma honra estar aqui a dar início a esta sessão. Quando aos 26 anos de idade entrei na Assembleia estava longe de imaginar que um dia me iria acontecer isto, mas a vida tem destas partidas", afirmou António Filipe.

O PSD tinha anunciado ao final de segunda-feira que que iria convidar o deputado do Partido Comunista para presidir à primeira sessão plenária da nova legislatura por este este ser o parlamentar mais antigo em serviço na AR.

A candidatura para líder do Parlamento proposta pelo PSD do ex-ministro da Defesa José Pedro Aguiar-Branco será aprovada dado que, para além dos sociais-democratas, também o Chega e a IL irão votar favoravelmente.

Últimas