País

Hoje é dia de recomeços na Assembleia da Republica, que novo ciclo começa agora?

O professor de Ciência Política da Universidade do Minho, José Palmeira, analisa as mudanças parlamentares na nova Assembleia da República e afirma que "vamos ter um maior debate político".

SIC Notícias

A nova Assembleia da República reúne-se esta terça-feira pela primeira vez e vai eleger o novo presidente do Parlamento, os vice-presidentes e os secretários. Na SIC Notícias, José Palmeira faz uma análise do novo ciclo que agora começa.

A primeira reunião plenária da Assembleia da República divide-se em duas partes, uma de manhã e outra de tarde. Neste novo ciclo, a Assembleia tem nove partidos representados.

“Esta legislatura é marcada porque a representação parlamentar é mais alargada, há uma número de partidos significativo com representação”, diz José Palmeira, “vamos assistir a negociações muito significativas”, acrescenta.

O professor de Ciência Política da Universidade do Minho refere que um Governo depende da confiança de uma maioria parlamentar e “essa é a grande incógnita este ano”.

Na entrevista que deu à SIC Notícias, o professor da Universidade do Minho fala também do primeiro “sim” de André Ventura a Luís Montenegro e explica que “não houve acordo” mas sim uma promessa de cumprimento da Constituição por parte de Montenegro.

Acrescenta que apesar do “sim”, ainda podem ocorrer grandes polémicas na mesa parlamentar.

Para finalizar, fala do início do ano parlamentar que “está a ser marcado por algumas divisões à esquerda” e comenta a “força que o PS quer ganhar como oposição”.

“Já estão prometidas greves, já estão prometidas manifestações, também haverá na rua uma oposição significativa a este governo.”

Últimas