País

Madeira: Presidente da República ouve partidos e convoca Conselho de Estado

Quase encerrada que está a questão do XXIV Governo Constitucional, e uma vez que já estão concluídos os seis meses após as últimas eleições no arquipelágo, o Presidente Marcelo centra agora as atenções na Madeira. Partidos e conselheiros de Estado já foram convocados.

Ana Lemos

SIC Notícias

Numa curta nota publicada, esta segunda-feira, no site da Presidência da República, o chefe de Estado informa que vai começar a ouvir os partidos políticos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira na próxima quarta-feira, 27 de março.

A par destas audições, o Presidente da República convocou igualmente o Conselho de Estado.

Assim sendo, eis preenchida agenda do Presidente Marcelo para a próxima quarta-feira:

10:00 – Bloco de Esquerda (B.E.)
10:30 – Pessoas-Animais-Natureza (PAN)
11:00 – Iniciativa Liberal (IL)
11:30 – Partido Comunista Português (PCP)
12:00 – CDS - Partido Popular (CDS-PP)
12:30 – Chega (CH)
14:00 – Juntos pelo Povo (JPP)
14:30 – Partido Socialista (PS)
15:00 – Partido Social Democrata (PPD/PSD)
18:00 – Conselho de Estado

Saliente-se que, esta segunda-feira, 25 de março, o Presidente da República recuperou o poder de dissolver o Parlamento da Madeira, seis meses depois das eleições regionais.

No início de fevereiro, recorde-se, o Governo Regional da Madeira entrou em gestão, depois de o presidente do Executivo ter pedido a demissão. Miguel Albuquerque foi constituído arguido no âmbito do processo sobre suspeitas de corrupção na região.

O representante da República anunciou que ia manter o Governo da Madeira em gestão até o chefe de Estado decidir se dissolve a Assembleia Legislativa o que só poderia acontecer meio ano depois das eleições.

Mas além disso, o chefe de Estado tem também de ouvir os nove partidos representados no Parlamento madeirense e o Conselho de Estado.

Entretanto, Miguel Albuquerque foi reeleito

Na passada quinta-feira, Miguel Albuquerque foi reeleito presidente do PSD/Madeira com 54,3% dos votos.

Albuquerque venceu as eleições internas, derrotando o seu adversário, Manuel António Correia, por 2.246 votos contra 1.854, num universo de 4.388 votantes inscritos, indicou o secretariado do partido.

Com esta vitória, Albuquerque diz que está pronto para ir a eleições regionais e que o resultado legitima a liderança.

Últimas