A Polícia de Segurança Pública (PSP) apresentou esta quarta-feira a edição 2024 do “Programa Estou Aqui! Crianças” (EAC), que tem como objetivo facilitar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e de promover o rápido retorno para junto dos pais.
O programa, que está em vigor desde 2012 foi apresentado durante a manhã numa escola básica em Telheiras, Lisboa, e funciona à base de uma pulseira que permite o encontro das crianças.
Ou seja, caso uma criança se perca e seja encontrada por um adulto, esse adulto basta contactar a PSP por intermédio do número de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo.
Com essas informações será possível à Polícia de Segurança Pública, garantir a segurança da criança, informar a família e assegurar o reencontro familiar.
Em comunicado, a PSP adianta que há uma novidade na edição de 2024 do EAC, sendo esta a extensão da faixa etária das crianças que podem ser abrangidas por este programa.
“Assim, as pulseiras passam a destinar-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 15 anos (e não apenas até aos 10 anos) e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal, como não residentes (p.e., crianças que se deslocam em férias)”, explica a nota da PSP.
Segundo a PSP, desde 2012 já foram atribuídas mais de 540 500 pulseiras, das quais 57 927 durante o ano passado. Desde o início do programa a PSP já promoveu o reencontro rápido de 53 crianças, cujo paradeiro se desconhecia momentaneamente, com as suas famílias.
Só desde o início deste ano já foram atribuídas mais de 2.717 pulseiras, “tendo sido possível, através do programa, promover o reencontro entre uma criança autista e a sua progenitora”, sublinha a PSP.
As pulseiras devem ser pedidas através do site do Programa Estou Aqui! Crianças, cujo endereço é: https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm