País

"O ano passado foi catastrófico": agricultores gregos em protesto cortam várias estradas em Atenas

A cidade de Kastro, localizada a mais de cem quilómetros de Atenas, foi o ponto de encontro escolhido. À semelhança do que se passa em vários outros pontos da Europa, estes agricultores exigem apoios financeiros ao setor.

SIC Notícias

Centenas de agricultores gregos dirigem-se, esta terça-feira, para Atenas com o objetivo de se manifestarem junto ao Parlamento. O trânsito vai estar interrompido em várias estradas da capital.

Durante a noite, centenas de agricultores gregos acenderam fogueiras e bloquearam as estradas com tratores, com o intuito de planear a deslocação ao Parlamento, no dia seguinte.

À semelhança do que se passa em vários outros pontos da Europa, estes agricultores exigem apoios financeiros ao setor.

“O ano passado foi catastrófico para os agricultores. Não produzimos uvas, não produzimos azeite, produzimos um pouco de algodão, mas foi comprado por uma ninharia”, defende Christos, um dos agricultores gregos no protesto.

Governo propõe reduções de custos, mas são “insuficientes” para agricultores

Na semana passada, o primeiro-ministro grego reuniu-se com os sindicatos agrícolas com o objetivo de chegarem a um consenso.

Como resposta às reivindicações, o Governo grego propôs reduzir a fatura energética dos agricultores nos próximos dez anos, bem como reduzir o IVA sobre os fertilizantes e alimentos para animais para 6%, mas os agricultores afirmam que são insuficientes.

Os agricultores pedem, sobretudo, controlo nas importações, impostos mais baixos sobre os combustíveis e renegociações ambientais com a União Europeia.

A marcha junto ao Parlamento, em Atenas está marcada para a tarde desta terça-feira, tendo a polícia grega já informado que várias estradas vão ficar cortadas por tempo indeterminado.

Últimas