Mundo

Agricultores espanhóis estão em protesto há 10 dias

As associações de agricultores em Espanha têm dezenas de manifestações convocadas até ao final de fevereiro. Desde o início dos protestos, já foram detidas 40 pessoas.

Madalena Lourenço

SIC Notícias

Os agricultores espanhóis estão já há 10 dias em protesto. Depois de na quarta-feira terem bloqueado estradas em várias cidades, esta quinta-feira as atenções estão voltadas para Madrid. O Governo espanhol vai reunir-se com os sindicatos de agricultores e no exterior do Ministério da Agricultura há uma concentração de tratores em protesto.

Têm sido dias de luta para quem vive do que planta e colhe da terra. À semelhança do que tem acontecido noutros países, os agricultores espanhóis estão revoltados com as políticas e regulamentos europeus para o setor. Querem mais apoios para mitigar os aumentos dos custos.

O ministro da Agricultura espanhol chamou as confederações agrícolas para uma reunião esta quinta-feira. Estava previsto começar às 10:00, mas acabou adiada para a tarde. Junto ao Ministério dezenas de tratores e agricultores juntam-se em protesto.

Dizem-se em desvantagem face aos agricultores de fora da União Europeia e sem capacidade para competir com o que vem do estrangeiro.

Dezenas de estradas cortadas em várias cidades

Os protestos duram já há vários dias. Na quarta-feira, dezenas de estradas foram cortadas em 12 cidades espanholas. Na Catalunha, os agricultores cortaram as principais vias de acesso a França e os acessos ao porto de Tarragona.

No Sul do país, cortaram os acessos ao centro da cidade de Sevilha e o principal acesso ao porto de Motril. Em Valência e Granada o cenário era idêntico.

As associações de agricultores em Espanha têm dezenas de manifestações convocadas até ao final de fevereiro. Desde o início dos protestos, já foram detidas 40 pessoas.

Últimas