Mundo

Agricultores espanhóis queimam pneus e bloqueiam estradas

Começam esta quinta-feira as manifestações oficiais, organizadas pelas associações do setor, que irão durar duas semanas. O relato é da correspondente da SIC em Espanha, Belén Rodrigo.

SIC Notícias

Os agricultores espanhóis prosseguem na luta para melhores condições no setor, bloqueando estradas com tratores.

As complicações na estradas já eram expectáveis, sendo que as zonas de Navarra, Barcelona e Castellón são as mais afetadas. Contudo, estão previstos mais protestos noutras zonas do país escolhidas pelas três principais organizações agrárias do país, como Villarreal, Salamanca e Ávila, para avançarem com a mobilização, juntando-se aos vários agricultores que, de forma independente têm-se manifestado por todo o país.

Na quarta-feira, em Barcelona, mais de dois mil tratores percorrem as principais zonas da cidade. Os agricultores falaram com o Presidente da Generalidade, Pere Aragonès, apresentando uma longa lista de exigências. Alguns agricultores ficaram na cidade até esta quinta-feira para um encontro no parlamento catalão.

A sociedade espanhola tem manifestado a sua solidariedade com o setor agrícola, pelos problemas que enfrentam, pelas suas reivindicações de preços mais justos, de terem menos burocracia e menos prejuízo.

Também o governo se mostra solidário, comprometendo-se na passada quarta-feira a fortalecer a cadeia a alimentar, para os produtos sejam vendidos por valores justos.

Também o setor dos transportes já começou a apresentar problemas com estas paralisações, visto que muitos camiões já deixaram de circular por causa dos protestos, causando possíveis problemas na distribuição de alimentos. Para já, os supermercados não apresentam irregularidades na distribuição, mas essa situação pode virar, consoante os protestos dos próximos dias.

Os protestos continuarão, estando prevista uma grande mobilização em Madrid para dia 21 de fevereiro. Também se fala em manifestações para sábado, com vários tratores a poderem chegar à capital espanhola.

Últimas