Marcelo Rebelo de Sousa vai receber o representante da República da Madeira na sexta-feira, pelas 12:00, informa em nota publicada no site da Presidência.
“O Presidente da República receberá em audiência o Representante da República na Região Autónoma da Madeira, Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, na próxima sexta-feira, 16 de fevereiro, pelas 12h00, no Palácio de Belém.”
Ireneu Barreto concluiu na sexta-feira as audições aos nove partidos com assento parlamentar na Assembleia Regional da Madeira.
"Nesta situação muito complexa, cabe-me agora equacionar todas as opções que a Constituição prevê e decidir, em consciência, aquela que melhor defenda os superiores interesses dos madeirenses e porto-santenses, a autonomia regional e o regime democrático", afirmou na altura aos jornalistas.
O representante da República acrescentou que, tendo em conta poder de dissolução da Assembleia Legislativa Regional, "torna-se indispensável" consultar o Presidente da República relativamente à avaliação que Marcelo Rebelo de Sousa está a fazer da situação.
As audiências foram marcadas depois de, no início da semana passada, ter sido publicado o decreto de exoneração do presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, que renunciou ao cargo após ter sido constituído arguido no âmbito de uma investigação relacionada com suspeitas de corrupção na região.
O PSD Madeira quer ser chamado a formar um novo Governo, mas os socialistas defendem eleições antecipadas, que só podem acontecer a partir do final de março. A decisão está nas mãos do Representante da República, que já disse que só fará o anúncio depois deste encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.