País

112 recebeu mais de 1 milhão de chamadas falsas em 2023

No ano passado, a linha de emergência 112 recebeu cerca de 7 milhões de chamadas. De forma a contribuir com uma resposta rápida, a PSP apela às pessoas para só recorrer ao 112 em situações de emergência.

Ana Paula Félix

No ano passado, a linha de emergência 112 recebeu cerca de 7 milhões de chamadas. Apenas 20% eram realmente situações de emergência.

A linha de emergência 112 recebeu no ano passado cerca de 7 milhões de chamadas, quase cinco milhões foram atendidas. Destas, 20% foram registadas como verdadeiras emergências.

Os dados são da Polícia de Segurança Pública, responsável pela gestão do 112, que refere que a maioria das chamadas registadas como emergências visavam pedir auxílio em casos de doença ou trauma com risco de vida.

Seguindo-se os alertas para crimes, acidentes nas estradas e incêndios.

A PSP refere, no Dia Europeu do 112, que no ano passado forma também registadas mais de 1 milhão de chamadas falsas e outras tantas abandonadas por quem liga o 112 antes de ser atendido por um operador ou a toques acidentais no número.

De forma a contribuir com uma resposta rápida, a PSP apela às pessoas para só recorrer ao 112 em situações de emergência.

Últimas