País

O que prevê o programa eleitoral da Aliança Democrática

A coligação PSD/CDS e PPM apresenta, esta sexta-feira, em Alcântara, em Lisboa, o programa eleitoral com que concorre às eleições legislativas do próximo dia 10 de março. O discurso será feito apenas por Luís Montenegro e Gonçalo da Câmara Pereira está ausente.

SIC Notícias

“Mudança Segura” é o nome do programa eleitoral da Aliança Democrática (AD) que está a ser apresentado esta tarde, em Lisboa, por Luís Montenegro. O grande ausente é Gonçalo da Câmara Pereira, do parceiro PPM.

“Estou aqui a representar a mudanças. Esta é a mudança que está nas vossas mãos”, afirmou o líder social-democrata, declarou que esta candidatura vai acabar com uma grande vitória a 10 de março".

Educação

Na Educação, Luís Montenegro defende um acesso gratuito às creches e quer provas de aferição a pelo menos três disciplinas, nos quarto e sexto anos de escolaridade.

Habitação

A Aliança Democrática propõe a isenção do IMT para os jovens na compra da primeira casa e o financiamento bancário de 100% do valor da habitação. Luís Montenegro diz que é preciso reduzir a fiscalidade no setor.

Professores

Luís Montenegro voltou a comprometer-se com os professores. O presidente do PSD promete a recuperação total do tempo de serviço, mas de forma faseada.

Polícias

Luís Montenegro compromete-se a dialogar com as forças de segurança para atender às exigências do setor. O presidente do PSD diz que não vai permitir que a segurança seja posta em causa.

Saúde

O líder social-democrata promete a atribuição de um médico de família a todos os portugueses até ao próximo ano. Além disso, quer emitir um vale para a possibilidade de consultas ou cirurgias, em Hospitais Privados, quando são ultrapassados os tempos médios de espera no Serviço Nacional de Saúde.

Corrupção

A Aliança Democrática quer reforçar as medidas para combater a corrupção e propõe a criminalização do enriquecimento ilícito e regulamentação do lobbying.

Pensões

Luís Montenegro voltou a dizer que não vai cortar as pensões. Lembrou que, nos últimos anos, a única vez que isso aconteceu foi com o Partido Socialista.

Eis algumas medidas previstas:

  • Implementar um programa de recuperação de aprendizagens, o “A+A: Aprender Mais Agora”.
  • Acesso universal e gratuito de creches e de pré-escolar;
  • Aumentar em 50% o valor atribuído à Cultura no Orçamento de Estado em 4 anos;
  • Duplicar a consignação de IRS das famílias de 0.5% para 1% para reforçar o financiamento das instituições sociais;
  • Pacote de medidas para a Transparência, Integridade e COMBATE À CORRUPÇÃO –reforçar a transparência, fechar portas giratórias, criminalizar o enriquecimento ilícito, robustecer medidas de direito premial para combater o crime de corrupção, fortalecer os meios de investigação e ação pena e disciplinar o ‘lobbying’;
  • Encetar, com caráter prioritário, um processo de valorização profissional e remuneratória das Forças de Segurança;
  • Garantir a realização de um check-up anual tendo por base as boas práticas internacionais, num protocolo personalizado de cuidados de saúde entre prestadores públicos, privados e sociais;

O vídeo de apresentação “A mudança está nas tuas mãos”

Consulte aqui o programa eleitoral da AD

Últimas