País

Depressão Karlotta provoca mais de 600 ocorrências no país

A depressão Karlotta provocou estragos em vários pontos do país. Foram registadas mais de 600 ocorrências, sobretudo queda de árvores e estruturas. O distrito de Faro tem sido o mais afetado pela chuva e vento forte.

Marta Sobral

Conceição Ribeiro

Hugo Garrido

Carros impedidos de passar, devido à areia que se acumulou na estrada da praia de Faro, foi uma situação muito recorrente durante a manhã desta sexta-feira. O vento e agitação marítima empurraram parte da duna para a via, que ficou praticamente intransitável.

Desta vez, a culpa foi da depressão Karlotta, mas os moradores dizem já estar habituados aos condicionamentos da estrada todos os invernos.

A região do Algarve foi a mais afetada nas últimas horas, com o distrito de Faro a registar o maior número de ocorrências relacionadas, sobretudo, com o alagamento de terrenos e com quedas de árvores.

Em Lisboa, numa escola básica em Alcântara, uma árvore caiu sobre o telhado. Apesar dos alunos terem sido retirados para outras salas, não houve feridos e as aulas decorreram com normalidade.

No Norte do país, também a força do vento e a agitação marítima se fizeram sentir e, para este sábado, Porto e Braga estão sob aviso laranja devido à agitação marítima.

A previsão meteorológica no litoral norte mantem-se durante todo o fim de semana e já levou ao cancelamento dos cortejos de Carnaval do Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Vila Nova de Gaia.

Nem sol, nem Carnaval pelo menos até à próxima semana. São os efeitos da passagem da depressão Karlotta.

Últimas