As próximas 48 horas vão ser de chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve. Apesar da depressão Karlotta não afetar Portugal diretamente, tem uma superfície frontal fria associada cujos efeitos se vão fazer sentir.
A mudança no estado do tempo acontece já esta quarta-feira, com chuva fraca - em especial no Norte e Centro - e intensificação do vento.
Na quinta-feira, com a aproximação da superfície frontal fria, estão previstos períodos de chuva, por vezes forte, e vento com rajadas que podem chegar aos 100 km/h.
O IPMA aconselha a população a acompanhar as previsões meteorológicas e os avisos. Esta quarta-feira, a Proteção Civil emitiu um aviso à população, alertando para a possibilidade de ocorrência de inundações, derrocadas e formação de lençóis de água na estrada.
Como prevenção, aconselha a que sejam tomadas algumas medidas preventivas, como por exemplo:
- Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais
- Fixação adequada das estruturas soltas
- Cuidado na circulação junto a áreas arborizadas
- Cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas
- Não praticar atividades náuticas nem passeios à beira-mar, evitando também estacionar veículos junto à orla costeira
- Adotar uma condução defensiva
- Não atravessar zonas inundadas
Autoridade Marítima recomenda cuidados redobrados
Face às previsões, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam "um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras e alertam que os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras" e desaconselham passeios junto ao mar, à orla costeira, nas arribas, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba.
Recomendam ainda o reforço das amarrações e "vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas".