A Câmara Municipal de Lisboa de quer limitar o acesso de automóveis na Baixa da cidade. Para tal, pretende criar um sistema que irá restringir a circulação de carros até à zona ribeirinha.
A medida prevê que quem chegue à zona da Baixa de Lisboa seja direcionado para um parque de estacionamento. Para que a medida seja eficaz, Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara, garante que vai haver fiscalização através de câmaras.
“Nós vamos investir em câmaras para controlar automaticamente este processo. Quem quiser ir para um parque de estacionamento na Baixa pode fazê-lo. Quem quiser passar pela Baixa para ir para outro sitio, não o pode fazer e irá ter uma fiscalização através de câmaras”, explica Filipe Anacoreta Correia.
Quem visita a baixa, bem como residentes e comerciantes, estão excluídos das possíveis multas. Estas câmaras irão perceber “os carros que estão autorizados a entrar” e, se não estiverem, terão de “se deslocar até um parque de estacionamento”, acrescenta o vice-presidente. As câmaras irão “detetar que entraram e não vão ser autuados, todos os que só querem passar serão multados”.
Apesar de ainda estar por definir a zona onde a restrição será aplicada, o vice-presidenta da Câmara quer ver a medida implementada ainda este ano.