Dezenas de agricultores querem bloquear os acessos à Ponte Vasco da Gama, esta sexta-feira, apesar dos apoios anunciados pelo Governo. Em resposta, a GNR reforçou a segurança no local, apurou a SIC.
Estão a juntar-se esta madrugada em Alcochete, de onde vão sair às 05:00, para perturbar um dos principais acessos à capital, a Vasco da Gama, que liga Alcochete a Lisboa. Querem "causar constrangimentos" em rotundas da Moita, do Montijo e de Alcochete, num período do dia que pode afetar quem se desloca para o trabalho.
Por volta da 01:00 desta sexta-feira, eram já mais de 100 os agricultores - de várias zonas do país - reunidos em Alcochete com vários tratores, verificou a SIC. O número deverá aumentar nas próximas horas.
Os agricultores prometem não baixar os braços até chegarem à fala com o Governo.
A mobilização acontece num dia marcado por protestos em todo o país. Apesar dos apoios anunciados pelo Governo, os agricultores consideram que as medidas são insuficientes.
O presidente da Câmara de Alcochete, Fernando Pinto, que se deslocou ao local, mostrou-se solidários com os agricultores.
Governo anuncia apoios
O Governo chegou a acordo com os agricultores esta quinta-feira. Para combater a seca, anunciou a criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros sem juros. A linha de crédito vai ficar disponível para todos os agricultores de imediato.
Além disso, o Executivo anunciou também 200 milhões de euros para assegurar as quebras de produção.
Há ainda outras medidas, como a redução do imposto sobre os combustíveis do Gasóleo Agrícola.
O reforço de 60 milhões da Política de Agrícola Comum também está garantido e está dependente da aprovação da União Europeia.