Os fluxos de portugueses emigrados cresceram em 2022, com exceção das saídas para o Reino Unido, país que já foi o principal destino dos portugueses, mas diminuiu mais de 40% devido ao Brexit, de acordo com o Relatório da Emigração 2022.
Os lusitanos continuam a ter como destino principal de emigração a Suíça. Em 2022, cerca de 60 mil pessoas deixaram o país.
A Suíça foi o destino mais escolhido (10.000), seguida pela Espanha (8.272). O Reino Unido (7.941) está agora em terceiro lugar da tabela, enquanto a França, outro destino tradicional dos portugueses, está em quarto lugar (7.663). No quinto, a Alemanha (5.935).
De acordo com dados das Nações Unidas, Portugal tem mais de 2 milhões de portugueses a viver no estrangeiro, o que coloca o país no 26.º lugar dos países com mais emigrantes, num top liderado pela índia.
Ainda que com números de 2021, o Reino Unido é o país onde mais emigrantes portugueses adquiriram a nacionalidade do país de destino. Os autores do relatório anotam como razões os receios criados pelo Brexit e pela eventual redução de direitos associados ao estatuto de estrangeiro.
No sentido inverso, dos estrangeiros que obtiveram a nacionalidade suíça 5,6% eram portugueses, a percentagem mais baixa verificada nos últimos sete anos.