País

Quem vai suceder a Miguel Albuquerque? Tranquada Gomes ganha força

Decisão sobre sucessor de Miguel Albuquerque ainda não está fechada, mas fonte da coligação PSD/CDS adiantou à SIC que o nome de Tranquada Gomes tem ganhado força nas últimas horas.

LUSA

Inês de Oliveira Martins

Tranquada Gomes, ex-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, é o nome que tem ganhado força para suceder a Miguel Albuquerque, adiantou fonte da Coligação PSD / CDS à SIC.

A decisão, contudo, ainda não está fechada - e só deverá ficar fechada no fim de semana - porque depende se Miguel Albuquerque vai apresentar uma solução provisória (de gestão), ou uma solução que passa por cumprir o mandato até ao fim e, nesta fase, isso ainda é uma interrogação.

Importa, por isso, referir que o estatuto político administrativo da Madeira exige que o Presidente do Governo Regional apresente formalmente a sua demissão ao representante da República, o que implica a queda do Governo.

O alerta já tinha sido deixado hoje por Marcelo Rebelo de Sousa depois de Miguel Albuquerque ter renunciado ao cargo.

"O presidente do Governo Regional da Madeira comunicou que cessava o exercício de funções, isso significa a queda do governo. E, desse ponto, é idêntico ao que se passa a nível nacional, a saída do presidente significa a cessação de funções de todo o Governo Regional", declarou o chefe de Estado.

O Presidente da República voltou, contudo, a recusar antecipar cenários sobre o futuro político na Madeira, lembrando que, constitucionalmente, cabe ao representante da República no arquipélago tomar decisões. No seu caso, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, o poder que detém de dissolver a assembleia legislativa regional só pode ser exercido dentro de dois meses, por estar ainda a decorrer o prazo de seis meses sobre a última eleição.

Últimas