As listas de candidatos do PS às eleições legislativas antecipadas de 10 de março foram aprovadas em Comissão Política Nacional com 84% de votos a favor, divulgou hoje este partido.
Segundo uma nota enviada pelo PS à comunicação social, o conjunto das listas do PS aos 22 círculos eleitorais "foi aprovado com 84% de votos a favor, 13% de abstenções e 3% de votos contra", tendo obtido "apenas 3 votos contra num total de 86 votantes".
Cabeças de Lista:
Açores - Francisco César
Aveiro - Pedro Nuno Santos
Beja - Nélson Brito
Braga - José Luís Carneiro
Bragança - Isabel Ferreira
Castelo Branco - Nuno Fazenda
Coimbra - Ana Abrunhosa
Évora - Luís Dias
Faro - Jamila Madeira
Guarda - Ana Mendes Godinho
Leiria - Eurico Brilhante Dias
Lisboa - Mariana Vieira da Silva
Madeira - Paulo Cafofo
Portalegre - Ricardo Pinheiro
Porto - Francisco Assis
Santarém - Alexandra Leitão
Setúbal - Ana Catarina Mendes
Viana do Castelo - Marina Gonçalves
Vila Real - Fátima Correia Pinto
Viseu - Elza Pais
Europa - Paulo Pisco
Fora da Europa - Augusto Santos Silva
De acordo com a mesma nota, "face ao ano de 2022, o PS apresenta-se a eleições com uma ampla renovação de cabeças de lista (cerca de 50%) e preservando a marca da igualdade de género (45%, ou seja 10 dos cabeças de lista são mulheres)".
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, será o cabeça de lista no círculo de Aveiro. A ministra da Presidência, Mariana da Silva, será a número um em Lisboa e Francisco Assis, atual presidente do Conselho Económico e Social (CES), o primeiro candidato dos socialistas no Porto.
José Luís Carneiro, principal adversário de Pedro Nuno Santos nas diretas de 15 e 16 de dezembro, vai encabeçar a lista do PS em Braga, enquanto Daniel Adrião, que também concorreu à liderança do partido, acabou por ficar de fora das listas de candidatos a deputados, depois de ter sido colocado em quinto lugar em Coimbra.
Para o lugar de cabeça de lista do PS no círculo de Vila Real, que tinha sido atribuído a Álvaro Beleza, entrou, nesta terça-feira, em sua substituição, a deputada Fátima Pinto, de Chaves.
Antes, a partir do fim da tarde, a direção liderada por Pedro Nuno Santos esteve reunida para resolver problemas de última hora, designadamente questões relacionadas com a constituição de listas em distritos como Braga e Coimbra.