País

Listas PS: Álvaro Beleza desiste de encabeçar lista em Vila Real

À SIC, o socialista disse que ficou sensibilizado com o convite do secretário-geral mas decidiu não aceitar.

Facebook

SIC Notícias

A informação foi avançada pelo jornal Público. Contactado pela SIC, Álvaro Beleza confirmou que decidiu sair de cena. Diferente foi a resposta do ex-adversário José Luís Carneiro, que aceitou o convite para encabeçar a lista por Braga.

Apesar de ter ficado “sensibilizado” com o convite do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, decidiu não aceitar ser cabeça de lista por Vila Real.

O socialista justifica a decisão com “os compromissos” que tem com a Sedes. Mas, ao jornal Público, reconhece que a contestação pesou na decisão: “Se há pessoa que compreende isso sou eu, que, há 30 anos, luto pelos círculos uninominais e pela regionalização”, disse Álvaro Beleza ao Público.

Diferente foi a resposta de José Luís Carneiro. O principal adversário do atual secretário-geral, Pedro Nuno Santos, aceitou encabeçar a lista de candidatos a deputado por Braga como, recorde-se, aconteceu nas legislativas de janeiro de 2022.

Francisco Rocha encabeçou lista em 2022

Nas últimas legislativas, a lista do PS pelo distrito foi encabeçada por Francisco Rocha que, em março, renunciou ao mandato para integrar o conselho de administração da empresa Águas do Norte.

Em 2022, o PS venceu as eleições no distrito com 43.489 votos (41,29%), ficando os sociais-democratas em segundo lugar com 42.135 votos (40,01%) e, em terceiro lugar, o Chega 7.573 votos (7,19%). O PS elegeu três deputados e o PSD dois.

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 7 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 8 de março.

Notícia atualizada às 19:56

Últimas