País

Violência doméstica continua a ser o crime mais denunciado e o que mais mata em Portugal

Uma mulher foi assassinada na Figueira da Foz em contexto de violência doméstica. As autoridades lembram que 18 pessoas morreram em Portugal só nos primeiros nove meses de 2023 vítimas deste tipo de crime.

Pedro Freitas

Cristina Freitas

Ricardo Venâncio

Rui Andrade

Paulo Fajardo

É o crime mais denunciado e o que mais mata em Portugal. Mais de 8.400 denuncias chegaram às autoridades até setembro do ano passado. "A violência doméstica é uma violação grosseira dos direitos humanos fundamentais", diz Manuel Albano, vice-presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Já muito foi feito em Portugal mas há ainda um longo caminho pela frente para baixar o índice de criminalidade.

"Esta é a grande pedra de mudança que temos de operar: como é que nós compactuamos ou não com este crime", reflete Manuel Albano, realçando que ainda existe uma “aceitação” em torno da violência doméstica.

18 pessoas morreram no ano passado até o último trimestre em contexto de violência doméstica - 14 eram mulheres. A última morte ocorreu na madrugada de quarta feira, em Paião, na Figueira da Foz.

Uma mulher de 40 anos terá sido assassinada em casa. O companheiro com quem vivia há três anos terá confessado o crime às autoridades.

Últimas