País

Portugal está preparado para os desafios que as migrações colocam?

No programa "Cinco Décadas de Democracia" com parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos debate-se a emigração. A não perder na terça-feira à noite na SIC Notícias.

SIC Notícias

Portugal é um país de emigrantes, mas é também um país que recebe cada vez mais pessoas de diferentes geografias. Estaremos ou não preparados para os desafios que estes movimentos migratórios colocam à economia e à demografia? É a pergunta da Fundação Francisco Manuel dos Santos que esta terça-feira debate o tema na SIC Notícias.

Tantas vezes considerado um problema que os especialistas preferem classificar de desafio, não só porque afeta quem está, mas também quem chega ou quem parte.

Portugal continua a ser um exportador de pessoas tantas vezes esquecidas pelo país, mesmo depois da experiência conquistada no estrangeiro, mas tem sido cada vez mais porta de entrada europeia para quem foge da guerra, da fome, da pobreza, dos conflitos e procura uma vida melhor.

Os dados da Pordata mostram que os cinco concelhos que mais recebem população estrangeira estão na área da Grande Lisboa, mas os desafios são transversais ao país e a diferentes áreas.

E, precisamente, no que diz respeito à renovação de gerações nos últimos 20 anos, os dados mostram que há um aumento significativo do número de nascimentos em que a mãe não tem nacionalidade portuguesa.

2022 registou uma percentagem quase quatro vezes superior à registada em 2000.

O fluxo migratório que todos os dias constatamos nas ruas, nos serviços, na vida de um país que, por outro lado, também continuará e cada vez mais
a ver sair jovens em idade fértil altamente qualificados e ansiosos por condições de vida que lhes permitam viver.

Últimas