Fortes ataques ao PS e críticas à AD, à imigração e à igualdade de género marcaram a 6ª Convenção do Chega este fim de semana, na qual se fez ouvir também a reivindicação do partido como segunda força política e o objetivo de ganhar as eleições. Paulo Baldaia, comentador da SIC, diz que “o embrulho com que o Chega se apresenta ao país é claramente melhor”, mas que “é preciso que as propostas sejam mais moderadas”.
“A verdade é que nós ouvimos, por exemplo, André Ventura na abertura do Congresso, no sábado, na primeira intervenção, dizer que há imigrantes que vêm de uma zona do globo para obrigar as nossas mulheres a usar burca”, destaca Paulo Baldaia.
Para o comentador da SIC, o discurso sobre a imigração é exemplificativo de que o Chega "é um partido claramente xenófobo, com um discurso que coloca os portugueses uns contra os outros".
"Nós ouvimos num país que não tem problemas de imigração, claramente não tem, embora possa existir a perceção, junto de muitas pessoas, de que há um tipo de imigração que as assusta e, portanto, o Chega aproveita esse medo para lançar as pessoas umas contra as outras.
Coloca os portugueses contra os imigrantes quando o país não funcionaria sem a imigração que tem. O turismo, a hotelaria, os restaurantes, os transportes vários, desde o Uber, as entregas, nada disso funcionaria sem estes imigrantes.
Os imigrantes são claramente - outra das coisas que disse André Ventura que não corresponde à verdade - eles não são um custo para a Segurança Social, bem pelo contrário".
Paulo Baldaia aponta ainda o elevado número de propostas apresentadas:
“O líder do Chega fez uma espécie de pesca de arrasto, procurando chegar a todos os eleitores, desde os mais jovens aos mais idosos, oferecendo tudo a todos, sem ser capaz de mostrar onde é que iria buscar esse dinheiro”.
O comentador da SIC explica que o Expresso fez as contas às propostas que o Chega foi apresentado e o resultado mostra que não são viáveis.
“Qualquer coisa como entre 11.000 milhões de euros e 14.000 milhões de euros seriam precisos face àquilo que está no Orçamento deste ano. Portanto, obviamente que André Ventura, quando foi questionado pelos jornalistas, não foi capaz de dizer de onde vinha o dinheiro", realça Paulo Baldaia.
A reivindicação do legado de Sá Carneiro foi outra das linhas-chave da convenção, com André Ventura a citá-lo várias vezes no seu discurso de encerramento.