País

Pedro Nuno Santos: "Quero promover uma boa relação institucional"

Questionado sobre a reunião desta quarta-feira entre o Presidente da República e os dirigentes do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos não revelou quaisquer detalhes do encontro, justificando que este é um ponto essencial para "garantir que futuras conversas podem ter tidas com liberdade por ambas as partes".

Daniela Tomé

Teve esta quarta-feira lugar uma reunião de uma hora, onde Marcelo Rebelo de Sousa receber o líder socialista e o secretário-geral do partido. Pedro Nuno Santos comprometeu-se esta quarta-feira, caso vença as eleições, a melhorar as condições remuneratórias das forças de segurança, não revelando ainda os detalhes da conversa que teve com o Presidente da República.

"Reafirmar a vontade do PS [Partido Socialista] em promover uma boa relação institucional com o senhor Presidente da República e com a Presidência da República. Isto é um ponto muito importante para nós", afirmou o líder socialista.

Questionado sobre se esta reunião com Marcelo Rebelo de Sousa serviu para resolver questões do passado, como o diploma da TAP sobre a localização do novo aeroporto, o líder do PS não quis tecer quaisquer comentários.

Sobre a ferrovia de alta velocidade, Pedro Nuno Santos disse que “os processos levam o seu tempo” e que “na altura este era um tema tabu”, justificando que oito anos não são suficientes para resolver todos os problemas políticos.

“Agora é que há condições. Há um programa europeu que permite financiar e esperamos que o Governo avance com o concurso, porque isso dará mais possibilidades à candidatura portuguesa de conseguir os fundos”, esclarece.

Eleições de março de 2024

Não dando detalhes sobre os contornos da reunião cm Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Nuno Santos atestou apenas: “Falámos com certeza sobre o estado do país e sobre a nossa visão da situação política”.

“Compreendo a curiosidade e o interesse, mas temos de nos manter disciplinados sobre isto por respeito para com o Presidente da República e para garantir que futuras conversas podem ter tidas com liberdade por ambas as partes”, acrescentou.

24.º Congresso do PS

Interrogado se considera que as críticas dirigidas ao Presidente da República no 24.º Congresso do PS podem dificultar a boa relação que pretende manter com Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Nuno Santos respondeu: "Não, não me parece".

"Nós temos de separar aquilo que é opinião individual de militantes e delegados e dirigentes até do PS daquela que é a posição institucional do PS", defendeu.

"Eu, aliás, tive o cuidado durante todo o fim de semana de preservar a relação do PS e a minha relação pessoal com o Presidente da República. Ela é essencial para o bom funcionamento da nossa democracia e nós queremos preservar um bom relacionamento institucional com o Presidente da República. Fazemos ponto de honra disso", acrescentou.

Com Agência Lusa

Últimas