País

15 mil diabéticos esperam por novas bombas de insulina prometidas pelo Governo

O concurso público para adquirir este novo mecanismo de uma bomba de nova geração ainda nem sequer foi lançado, mesmo tendo apontado que a distribuição iria ser em outubro.

Fernanda de Oliveira Ribeiro

Margarida Martins

15 mil diabéticos continuam à espera que o Governo cumpra a promessa de entregar bombas de insulina de nova geração, Nem sequer foi lançado o concurso público para a aquisição deste novo equipamento que melhora a qualidade de vida.

Doentes com diabetes tipo 1 vão ter de esperar mais do que o previsto pelas bombas de insulina de nova geração, prometidas pelo Governo o ano passado. O concurso público para a aquisição deste novo mecanismo ainda nem sequer foi lançado.

O despacho que prometia este novo sistema foi assinado pelo ministro Manuel Pizarro em maio de 2023 e a distribuição devia ter começado em outubro.

Em Portugal, há cerca de 30 mil diabéticos do tipo 1 e metade tem indicação para usar este mecanismo que mede os níveis de açúcar no sangue e ajusta a dose de insulina, desobrigando os doentes de se picarem várias vezes ao dia.

Também ainda não estão definidos os critérios de atribuição, como refere o Jornal de Notícias.

A bomba de insulina de nova geração melhora a qualidade de vida dos diabéticos, porque evita que passem por episódios de hipoglicémia ou hiperglicemia, funciona como uma espécie de pâncreas artificial que administra a insulina, conforme as necessidades do doente.

O programa de acesso universal às bombas de insulina de nova geração decorrerá até 2026.

Últimas