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Alta velocidade: primeira fase da linha do TGV vai ser 20% mais cara do que o previsto

A linha de alta velocidade entre Lisboa-Porto foi discutida no Parlamento esta terça-feira, com o apoio favorável da esmagadora maioria da Assembleia da República.

MERLIAC

SIC Notícias

A primeira fase da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai ser 20% mais cara do que estava previsto em 2022. A notícia é avançada pelo Jornal Eco.

O valor da primeira fase da linha de alta velocidade entre Porto-Lisboa subiu para os três mil 550 milhões de euros.

O aumento está relacionado com a elevada inflação que se fez sentir nos materiais de construção.

Os fundos europeus cobrem 20% do valor, num total de 729 milhões de euros.

O projeto vai também ser financiado através de empréstimos negociados com o Banco Europeu de Investimento.

Bruxelas decide em julho se Portugal

A decisão da Comissão Europeia sobre o Mecanismo Interligar a Europa (MIE), ao qual o Governo pretende submeter um troço do TGV, será conhecida em julho, com as propostas a terem de ser apresentadas até 30 de janeiro.

A informação é avançada à agência Lusa por fonte oficial do executivo comunitário, que explicou que "os convites [para a apresentação de propostas referentes ao MIE] foram publicados em 26 de setembro, com prazo até 30 de janeiro de 2024 e decisão prevista para julho de 2024".

Em setembro passado, a Comissão Europeia lançou então um novo convite à apresentação de propostas no âmbito do MIE para os transportes, no âmbito do qual estão disponíveis mais de sete mil milhões de euros para "projetos destinados a infraestruturas de transportes europeias novas, modernizadas e melhoradas no âmbito da rede transeuropeia de transportes".

"Os projetos de infraestruturas financiados no âmbito do presente convite melhorarão a segurança e a interoperabilidade da rede de transportes da UE", argumentava Bruxelas na informação divulgada na altura.

Estabelecendo o prazo de 30 de janeiro de 2024, este anúncio indicava ainda que as candidaturas poderiam ser apresentadas por "um ou mais Estados-membros" ou por "organizações internacionais ou organismos públicos ou privados estabelecidos num Estado-membro da UE", com o acordo do país em causa, e em áreas como a ferrovia ou a resiliência das infraestruturas.

Há uma semana, o primeiro-ministro considerou essencial a existência de condições políticas para avançar já este mês com o comboio de alta velocidade (TGV) e afirmou que nem países ricos desperdiçam um financiamento de 750 milhões de euros.

António Costa deixou este aviso em declarações aos jornalistas no final de uma visita à futura estação da Estrela, do Metropolitano de Lisboa, depois de questionado sobre a possibilidade de não haver consenso político suficiente, nomeadamente com o PSD, para que o país tome decisões ainda este mês sobre a futura linha de comboio de alta velocidade, num momento em que o Governo se encontra limitado de poderes por estar em gestão.

O primeiro-ministro apontou que, em 2023, essa linha de alta velocidade entre Lisboa, Porto, Braga e Vigo não teve financiamento da União Europeia "por falta de maturidade do projeto, designadamente por não estar lançado o concurso".

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