O primeiro-ministro considerou que esta terça-feira é um dia importante para a mobilidade e para o transporte público. António Costa diz que o apoio da maioria dos partidos para a abertura do concurso para o TGV demonstra enorme maturidade democrática.
"Hoje é um dia histórico para a mobilidade e transporte público, será votado na Assembleia da República uma resolução que já tem o voto favorável de todos os partidos menos do Chega e é um momento que merece ser aplaudido e revela enorme maturidade democrática", enalteceu o primeiro-ministro.
Esta tarde, houve um debate no Parlamento português sobre projeto de resolução que aconselha lançamento do concurso público para a linha Lisboa-Porto. Este é o principal instrumento de financiamento da UE para o desenvolvimento de redes transeuropeias de transportes.
E o primeiro-ministro demissionário António Costa destacou ainda a instabilidade política que o país vive, com eleições marcadas a 10 de março, para realçar ainda mais o consenso a que os deputados chegaram.
"É particularmente importante num país onde as obras públicas são obsessivamente discutidas e adiadas e num grande momento de agitação política, a Assembleia da República ser capaz, com uma esmagadora maioria, votar a favor e dizer abram o concurso. É algo importante e deve encher-nos, aos democratas, de muito orgulho como portugueses", concluiu o primeiro-ministro.
Em setembro passado, a Comissão Europeia lançou então um novo convite à apresentação de propostas no âmbito do MIE para os transportes, no âmbito do qual estão disponíveis mais de sete mil milhões de euros para "projetos destinados a infraestruturas de transportes europeias novas, modernizadas e melhoradas no âmbito da rede transeuropeia de transportes".
"Os projetos de infraestruturas financiados no âmbito do presente convite melhorarão a segurança e a interoperabilidade da rede de transportes da UE", argumentava Bruxelas na informação divulgada na altura.