Na Covilhã, uma associação está a desenvolver um projeto de apoio psicológico e social às populações das localidades que foram atingidas pelo incêndio na Serra da Estrela, em 2022. O objetivo do projeto é ajudar a melhorar a saúde mental, especialmente nos idosos.
Passados mais de dois anos do incêndio na Serra da Estrela, que atingiu várias localidades do concelho da Covilhã, as vivências difíceis ainda atormentam os habitantes. A psicóloga procura ajudar a lidar com estas memória, num grupo de moradores da freguesia de Orjais.
O apoio psicossocial chegou através de uma equipa multidisciplinar da associação mutualista da Covilhã, que tem no terreno o projeto de defesa da saúde mental. O “MentAldeias” abrange seis localidades do concelho, onde desenvolve várias atividades de desenvolvimento psicossocial e bem-estar.
As iniciativas decorrem uma vez por semana e vai prolongar-se por um ano – um período que pode não ser o suficiente e desejável, mas é o possível. Na defesa da saúde mental, o pouco já marcar a diferença.