Os primeiros dias do ano são, muitas vezes, de planeamento para os meses que se seguem. É uma boa altura para começar a pensar em que meses vai marcar as férias e se há algum fim de semana prolongado para fazer uma escapadinha (terá várias oportunidades em 2024).
O primeiro feriado do ano já passou (1 de janeiro) e calhou a uma segunda-feira. Agora, só em fevereiro poderá desfrutar de outra paragem no trabalho. O Carnaval (atenção, não é um feriado nacional) festeja-se a 13 de fevereiro, uma terça-feira.
Segue-se a Páscoa, que este ano é celebrada mais cedo do que em 2023. No dia 29 de março, assinala-se a Sexta-Feira Santa e, a 31 de março, a Páscoa.
Em abril, comemora-se o 25 de Abril, que este ano calha a uma quinta-feira. Será uma boa altura para colocar uns dias de férias ou folgas que tenha por gozar. É que se avizinha logo mais um feriado, o 1 de maio, Dia do Trabalhador, na quarta-feira da semana seguinte. Com apenas três dias de férias (26, 29 e 30 de abril), pode conseguir sete dias de descanso (25, 26, 27, 28, 29, 30 de abril e 1 de maio).
Junho é o mês dos Santos. O primeiro feriado é o 10 de junho, que se assinala a uma segunda-feira. É mais uma oportunidade para um fim de semana prolongado, até porque, se na sua região de celebra o S. António, tem o feriado de dia 13 (quinta-feira) à espreita. Para a última semana do mês, fica o S. João, dia 24, que também se celebra numa segunda-feira este ano. Menos sorte tem quem celebra o S. Pedro, dia 29 de junho, que este ano acontece a um sábado.
Agosto é o mês em que muitos aproveitam para tirar férias. Neste mês, há apenas um feriado: dia 15, uma quinta-feira. Mesmo assim, pode aproveitar a oportunidade para gastar menos um dia das suas férias.
Setembro é o segundo mês do ano sem feriados, depois de julho. Saltamos já para outubro, que arranca com a celebração da Implantação da República, no dia 5. A má notícia é que calha a um sábado. Melhores notícias surgem em novembro, com o Dia de Todos os Santos, dia 1, a comemorar-se numa sexta-feira.
O ano fecha com três feriados, dois deles sobrepõem-se com fins de semana: 1 e 8 de dezembro (domingo). Fica a faltar o Natal, dia 25 de dezembro, que este ano se comemora à quarta-feira.
Fins de semana prolongados:
- 29 de março, Sexta-feira Santa;
- 10 de junho, Dia de Portugal, segunda-feira;
- 24 de junho, Dia de S. João, segunda-feira;
- 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, sexta-feira.
Fevereiro
13 de fevereiro - Terça-feira, dia de Carnaval, não é um feriado obrigatório;
Março
29 e 31 de março - Sexta-Feira Santa e Páscoa feriados obrigatórios;
Abril
25 de abril - Dia da Liberdade, quinta-feira;
Maio
1 de maio - Dia do Trabalhador, quarta-feira;
30 de maio - Corpo de Deus, quinta-feira;
Junho
10 de junho - Dia de Portugal, segunda-feira;
13 de junho - Dia de S. António, feriado Lisboa e Vila Real, quinta-feira;
24 de junho - Dia de S. João, segunda-feira, feriado Porto e Braga;
29 de junho - Dia de S. Pedro, sábado, feriado em algumas regiões do país;
Agosto
15 de agosto - feriado da Assunção de Nossa Senhora, quinta-feira;
Outubro
5 de outubro - Dia da Implantação da República, sábado;
Novembro
1 de novembro - Dia de Todos os Santos, sexta-feira;
Dezembro
1 de dezembro - feriado da Restauração da Independência, domingo;
8 de dezembro - Dia da Imaculada Conceição, domingo;
25 de dezembro - Dia de Natal, quarta-feira.