País

Marinha acompanha "de perto atividade" de navios russos que entraram em águas nacionais

O acompanhamento das embarcações da Federação Russa foi feito pelo NRP Mondego e pelo NRP Setúbal, após a entrada na Zona Económica Exclusiva de Portugal Continental.

Marinha Portuguesa

SIC Notícias

A Marinha informa, esta sexta-feira, que nos últimos dias seguiu a atividade de três embarcações russas que navegavam na Zona Económica Exclusiva de Portugal Continental.

O NRP Mondego terminou esta madrugada “o seguimento de um cargueiro da Federação Russa, o AORL KAMA, após entrada na Zona Económica Exclusiva de Portugal Continental”, lê-se no comunicado divulgado pela Marinha.

O navio português “monitorizou de perto a atividade do navio russo durante o seu trânsito em águas de jurisdição nacional”.

​​​​Mais, acrescenta a Marinha, “também o NRP Setúbal encontra-se a acompanhar, desde ontem [quinta-feira], dois navios da Federação Russa, o submarino KILO II SSG-490 UFA e o navio rebocador da classe Balk o ATS SERGEY BALK, que navegam na Zona Económica Exclusiva de Portugal Continental”.

A Marinha assegura que continuará “a garantir que não são realizadas quaisquer atividades lesivas para o País e a promover e proteger os interesses de Portugal no e através do mar”.

Últimas