O príncipe Hisahito, do Japão, segundo na linha de sucessão ao trono, atingiu a maioridade. O evento foi anunciado com uma cerimónia solene no Palácio Imperial, em Tóquio.
A cerimónia marca o reconhecimento oficial do príncipe como membro adulto da família imperial e reafirma a sua posição como segundo na linha de sucessão ao trono.
Foi a primeira cerimónia de maioridade de um membro masculino da família em 40 anos.
O jovem de 19 anos recebeu uma coroa de seda preta e laca na cerimónia que marca o início da sua vida adulta real.
De acordo com a agência de notícias Reuters, durante a cerimónia, prometeu cumprir os seus deveres "consciente das responsabilidades como adulto" da família imperial.
Hisahito estuda biologia na Universidade de Tsukuba e gosta de jogar badminton. Na infância, interessava-se por carros e pela natureza.
É sobrinho do Imperador Naruhito e segundo na linha de sucessão para se tornar imperador depois do pai. A princesa Aiko, de 23 anos, é a mais velha, mas na monarquia mais antiga do mundo as regras de sucessão ditam que só os homens herdam o trono.
O Japão debate a sucessão real há décadas. Hisahito é o mais novo de 16 membros da Família Imperial. Ele e o pai são os dois únicos herdeiros do sexo masculino, mais novos que o imperador.
Historicamente, as mulheres que se casam com membros da realeza são alvo de pressão para ter meninos. Segundo o The Guardian, Hisahito diz que "ainda não pensou profundamente" sobre o casamento.
O número de membros da família imperial tende a diminuir nos próximos anos, o que pode ser uma preocupação para o futuro da monarquia do Japão.