País

Túnel do Marquês cortado devido a protesto do Climáximo

Ativistas do movimento bloquearam a entrada do túnel do Marquês de Pombal, em Lisboa, em plena hora de ponta. O trânsito foi entretanto restabelecido, informa a PSP.

MIGUEL A. LOPES

SIC Notícias

A ação desta quinta-feira do coletivo ambientalista Climáximo terminou com a detenção de onze pessoas e a reabertura do trânsito na avenida Duarte Pacheco, sentido Lisboa, uma hora e meia depois de oito ativistas terem bloqueado as quatro vias.

Por volta das 10:30, a Polícia de Segurança Pública reabriu o trânsito, que voltou a conseguir fluir com alguma normalidade na zona junto ao centro comercial Amoreiras, imediatamente antes da entrada para o túnel que dá acesso à Praça Marquês de Pombal.

A reabertura do trânsito aconteceu depois de os Bombeiros Sapadores de Lisboa terem retirado os dois ativistas que permaneciam suspensos no viaduto superior da Avenida Duarte Pacheco, presos por cordas e que seguravam uma faixa onde podia ler-se "O Governo e empresas declararam guerra à sociedade e ao Planeta".

Oito ativistas do Climáximo cortaram esta manhã um dos acessos rodoviários à cidade de Lisboa, junto às Amoreiras.

A ação começou por volta das 09:00, com um grupo de ativistas a bloquear as quatro faixas da Avenida Engenheiro Duarte Pacheco no sentido que permite a entrada na capital.

Os jovens sentaram-se no asfalto em protesto contra as políticas governativas e a ação das empresas que ignoram os impactos ambientais.

Enquanto isso, outros dois elementos penduram-se por cordas no viaduto ali existente, segurando uma faixa onde se lia: "O Governo e empresas declararam guerra à sociedade e ao Planeta".

Antes da chegada da PSP, alguns automobilistas e motociclistas revoltaram-se com o protesto, tendo agarrado e arrastado alguns jovens até ao passeio.

O grupo de ativistas tem desenvolvido inúmeras ações nos últimos meses, tendo por várias vezes interrompido a circulação de trânsito em várias zonas da capital, como a Rua da Escola Politécnica ou a Segunda Circular.

Com LUSA

Últimas