País

Ana Paula Martins deixa presidência do Hospital de Santa Maria

Ao que a SIC apurou, Ana Paula Martins vai renunciar ao cargo, mas nega estar em choque com a direção executiva do hospital, ainda que discorde dos modelos das ULS para os hospitais académicos

Ana Paula Martins
chln.min-saude.pt/

SIC Notícias

A presidente do Hospital de Santa Maria, Ana Paula Martins, vai renunciar ao cargo no Conselho de Administração do CHULN. A notícia avançada pelo jornal Observador foi entretanto confirmada pela SIC.

Ao que a SIC apurou, Ana Paula Martins vai renunciar ao cargo, mas nega estar em choque com a direção executiva do hospital, ainda que discorde dos modelos das ULS para os hospitais académicos

As razões ficaram patentes esta segunda-feira num discurso de Ana Paula Martins, por ocasião do 69.º aniversário do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte (CHULN), onde considerou o novo modelo anunciado para as unidades locais de saúde uma “simplificação que pode vir a destruir uma obra de décadas”, como se lê na notícia divulgada pela unidade hospitalar.

“Por isso, estar hoje aqui, ao fim de quase um ano de muito trabalho, numa época que é de reencontro, renascimento e união, convoca-nos a refletir sobre o nosso caminho com Santa Maria. A cada um cabe a pergunta: o que posso fazer pelo meu Hospital, pelo SNS, pelo meu país? Cada um saberá assumir convictamente e em consciência o seu compromisso”, acrescentou ainda.

A renúncia ao cargo foi anunciada internamente esta segunda-feira, mas só deverá ter efeitos práticos a partir de janeiro.

Ex-bastonária dos Farmacêuticos

A antiga bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, foi a escolhida para liderar a partir de 1 de fevereiro de 2023 o maior hospital de Lisboa, que tem como diretor clínico Rui Tato Marinho, antigo diretor do serviço de gastrenterologia do hospital.

Ana Paula Martins foi a primeira a ocupar um cargo no Serviço Nacional de Saúde (SNS) por escolha direta do diretor executivo do SNS, Fernando Araújo.

Farmacêutica e professora universitária, Ana Paula Martins foi durante seis anos bastonária dos farmacêuticos. É militante do PSD e chegou a ser vice-presidente de Rui Rio.

Últimas