País

Antiga bastonária dos farmacêuticos vai liderar Hospital de Santa Maria

O diretor clínico vai ser Rui Tato Marinho, atual diretor do serviço de gastrenterologia do hospital. A direção do maior hospital do país não foi reconduzida pelo Ministério da Saúde.

Dulce Salzedas

Ninguém da direção anterior do Hospital de Santa Maria se mantém na atual. Ana Paula Martins, a antiga bastonária dos farmacêuticos, é a escolhida para liderar o maior hospital de Lisboa, que vai ter como diretor clínico Rui Tato Marinho, atual diretor do serviço de gastrenterologia do hospital.

Tato Marinho é especialista em doenças do fígado. Nos últimos anos notabilizou-se no combate às hepatites, nomeadamente à hepatite C. Aliás, liderava o Programa Nacional da Direção Geral da Saúde (DGS) para as Hepatites Virais.

Ana Paula Martins é a primeira a ocupar um cargo no Serviço Nacional de Saúde (SNS) por escolha direta do novo diretor executivo do SNS, Fernando Araújo.

Nos últimos meses, foram muitas as queixas contra a atual administração do hospital, sobretudo dos diretores de serviço que se queixavam da falta de diálogo com o atual presidente do conselho de administração e o diretor clínico e também da inaptidão que tinham para gerir um hospital como o Santa Maria, o maior do pais.

A antiga bastonária dos farmacêuticos quer que o hospital seja reconhecido não pelas más notícias, mas pela excelência clínica que sempre teve.

Ana Paula Martins já terá escolhido todos os membros que a vão acompanhar na administração, nomeadamente o diretor clínico que será alguém com ligação à Faculdade de Medicina.

Farmacêutica e professora universitária, Ana Paula Martins foi durante seis anos bastonária dos farmacêuticos. É militante do PSD e chegou a ser vice-presidente de Rui Rio.

A SIC sabe que Ana Paula Martins falou com Luís Montenegro antes de aceitar o cargo de presidente do Hospital de Santa Maria.

[Notícia atualizada às 16:12]

Últimas