País

António Costa tem "campo aberto" para se candidatar à Presidência da República

Opinião de José Gomes Ferreira, da SIC, em relação ao futuro de António Costa, ao Governo de gestão que entrou esta sexta-feira em funções, à sondagem SIC/Expresso sobre as eleições e ao caso das gémeas.

José Gomes Ferreira

José Gomes Ferreira, da SIC, considera que António Costa tem "campo aberto" para se candidatar à Presidência da República e que está a fazer uma "dupla participação em campanha". No Primeiro Jornal da SIC, falou ainda em relação à sondagem das eleições e ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria.

Em relação ao futuro de António Costa, refere que está a "ajudar na campanha do Partido Socialista" e está a "preparar o seu próprio futuro político". Ou seja, "há uma dupla participação" de António Costa em campanha.

"Ele tem campo aberto para se candidatar à Presidência da República", afirma José Gomes Ferreira.

Sondagem SIC/Expresso

Sobre os resultados da sondagem do ICS e do ISCTE para a SIC e o Expresso, defende que Luís Montenegro, presidente do PSD, tem "muito trabalho para fazer", se quiser vencer as eleições de 10 de março.

"Há uma contradição nos resultados. O PS aparece à frente, mas ao mesmo tempo é dito que a avaliação do Governo é “mau ou muito mau”, destaca.

Com 17% dos inquiridos ainda indecisos, "muita discussão falta fazer", considera, sublinhando que há "dois ou três pontos fundamentais" que ainda não foram discutidos.

Se as eleições fossem hoje, só quatro pontos separavam PS e PSD

Se as legislativas fossem hoje, o PS continuaria a ter mais votos. Segundo uma sondagem do ICS e do ISCTE para a SIC e o Expresso, 22% dos portugueses votavam no PS – com quatro pontos de vantagem sobre o PSD. Ser Pedro Nuno Santos ou José Luís Carneiro não altera significativamente os resultados.

O inquérito revela ainda que o partido de Luís Montenegro conseguiria liderar uma maioria, desde que contasse com o apoio do Chega. Só a Iniciativa Liberal (IL) e o CDS não seriam suficientes para alcançar a maioria.

Últimas