País

TGV: Costa diz que "se houver luz verde" entre PS e PSD concurso avança

Caso o futuro líder do Partido Socialista e o atual do PSD não se entendam, então a pasta será passada ao próximo Governo que decidirá o futuro do TGV entre Lisboa e Porto.

António Costa
ANTÓNIO PEDRO SANTOS

SIC Notícias

O primeiro-ministro diz que o concurso do TGV só vai avançar se houver tiver o acordo do futuro líder do PS e de Luís Montenegro. No Dubai, António Costa confirmou à Lusa que o Governo terá condições para, em termos de concurso, avançar com a linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto no próximo mês.

"Em janeiro tudo estará pronto para poder lançar o concurso. Mas, obviamente, tendo em conta a tual situação política, o concurso só será lançado se entre o futuro líder do PS e o atual líder do PSD, ambos derem luz verde para que o concurso possa ser lançado", confessa António Costa.

O primeiro-ministro diz que já sinalizou a situação ao líder social-democrata e diz que ficaram de falar quando tiver concluído todos os trabalhos que permitiriam lançar o concurso e, “portanto, se houver luz verde, avança, se não houver fica na pasta de transição e o próximo Governo decidirá o que fazer”.


Os planos, até agora

A 13 de outubro, o primeiro-ministro garantiu, em Gondomar, que a obra da linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Vigo "vai ser feita", apesar de ser um investimento "que se julgava que nunca se faria".

O primeiro-ministro falava sobre investimentos na ferrovia na cerimónia de apresentação da extensão da rede do Metro do Porto, que compreende as linhas ISMAI - Muro - Trofa (metro até Muro e 'metrobus' até Paradela), Gondomar II (Dragão - Souto), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar).

O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.

O desenvolvimento do projeto e construção da primeira fase (Porto - Soure) está previsto para os intervalos entre 2024 e 2028, e o Soure - Carregado (a ligação a Lisboa terá desenvolvimento posterior) entre 2026 a 2030.

Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença (distrito de Viana do Castelo) até 2030.

Últimas